Neurofeedback e Biofeedback 

 

O neurofeedback e o biofeedback  são  ferramentas terapêuticas que fornecem informações virtuais, com a finalidade de permitir aos indivíduos desenvolver a capacidade de auto-regulação de suas atividades neuronais e psicofisiológicas.

Consiste de um treinamento cerebral através de instrumentos computadorizados que espelham, de modo instantâneo, o estado emocional na tela de um computador. Funcionando, assim, como um Mind Mirror.

Esses equipamentos computadorizados, de última geração tecnológica, também auxiliam no monitoramento emocional no setting hipnoterapêutico. 

 

Neurofeedback é uma modalidade de condicionamento operante que visa ao reestabelecimento de padrões eletrofisiológicos adequados para o tratamento de determinadas desordens de caráter neurológico, psiquiátrico ou psicológico à amplificação de habilidades cognitivas normais e à potencialização da sensação de bem-estar. É um tipo de biofeedback que engloba o conjunto dos treinamentos de dimensões da fisiologia (i.e., variabilidade cardíaca, resposta galvânica da pele, eletromiografia) para a promoção de mudanças específicas ou globais no modo de funcionamento do organismo (Brown, 1975).